O que é perícia judicial

Aqui estão as informações sobre a verdadeira Perícia Judicial! Muitos de nós estamos interessados ​​no campo emocionante e em desenvolvimento da perícia judicial. Isto se deve, em parte, aos programas de televisão sensacionalistas que apresentam perícia judicial e investigação da cena do crime. Esses programas destinam-se apenas a entretenimento e não são concebidos para educar o público sobre a perícia em si ou sobre as carreiras genuínas disponíveis na área. No entanto, quer sejam exatos ou não, muitos de nós obtemos uma grande quantidade de informação e “conhecimento comum” da televisão e fica claro, a partir de discussões com pessoas de todas as idades, que há uma série de conceitos errados em torno do campo da perícia judicial.

tipos de perícia

Então, o que é perícia judicial? Derivado do termo latino forensis, que significa debate ou discussão pública, a perícia judicial no sentido moderno implica tribunais. A Perícia Judicial é, portanto, a aplicação da perícia e do método científico ao sistema judicial. A palavra importante aqui é perícia. Um perito judicial não apenas analisará e interpretará evidências, mas também será contestado em tribunal, ao mesmo tempo em que fornecerá depoimentos de testemunhas especializadas.

A perícia judicial (muitas vezes abreviada para perícia judicial) é usada para fazer cumprir leis e regulamentos e estatutos governamentais, para resolver disputas, para avaliar culpas e estabelecer responsabilidades, e para melhorar a segurança pública. Como a perícia é agora utilizada rotineiramente em litígios, vários grupos, incluindo advogados, juízes, agentes responsáveis ​​pela aplicação da lei e o público, precisam de saber o que a perícia judicial pode ou não fazer.