Gerador de corrente alternada: o alternador

A quantidade de corrente induzida ou fem dependerá da quantidade de fluxo magnético (também chamado de linhas) que o loop pode cortar, quanto maior o número, maior será a variação do fluxo gerado e, portanto, maior será a força eletromotriz.

Girando a bobina dentro do ímã obteremos uma tensão que variará de acordo com o tempo. Esta tensão terá forma alternada, pois de 180º a 360º os polos estarão invertidos e o valor da tensão será negativo.

https://brggeradores.com.br/gerador-de-energia-residencial-preco/

O princípio de funcionamento do alternador e do dínamo baseia-se no fato de que o alternador mantém a corrente alternada enquanto o dínamo converte a corrente alternada em corrente contínua.

Geradores ou alternadores de corrente alternada são máquinas que transformam a energia mecânica, que recebem através do rotor, em energia elétrica na forma de corrente alternada. A maioria dos alternadores são máquinas síncronas de corrente alternada, que são aquelas que giram em velocidade síncrona, que está relacionada ao número de polos que a máquina possui e à frequência da força eletromotriz. Essa relação faz com que o motor gire na mesma velocidade imposta pelo estator através do campo magnético. Essa relação é dada pela expressão:

Onde f é a frequência na qual a máquina está conectada e P é o número de pares de polos.

Sua estrutura é a seguinte:

Estator : Parte externa fixa da máquina. É constituído por uma caixa metálica que serve de suporte. No seu interior encontra-se o núcleo da armadura, em formato de coroa e ranhuras longitudinais, onde ficam alojados os condutores do enrolamento da armadura.